sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A COMIDA

Finalmente, o capítulo da comida... ainda não percebi o que é típica comida holandesa ou não... Sei que têm muitas influências indonésias e sei que comem arenque, salmão, "chucrute" e merdas cheias de molhos... mas não sei se já comi alguma coisa tipicamente holandesa. A cantina até é fixe... tem muita variedade de coisas, mas o problema é perceber o que se está a comer. Todos os dias é uma aventura! E uma aventura comedida, já que tenho sempre o Glenn e a Anete para perguntar que trampas são aquelas... Uma das "especialidades" que provei foi um croquete cujo recheio era uma coisa à base de amendoim. E não me perguntem mais nada...
O conceito de sopa é muito diferente. A mim, parece-me que eles confundem sopa com molhos, já que têm sopa de caril, de vindaloo, de espargos (brancos) que tem ar de ter um litro de natas, etc. E têm uma sopa absolutamente repugnante, um caldo sem cor (água fervida) com salsichas cortadas às rodelas e mais umas merdas a boiarem. A versão deles da nossa canja, portanto.
O supermercado também é diferente. Enchidos são um mistério, ainda não percebi se têm fiambre e afins (presunto, esquece!) e peixe, nem vê-lo! Só arenque fumado e salmão...
A primeira coisa que cozinhei foi uma bela sopa de espinafres. Para me consolar.
Para compensar, tudo o que são lacticínios e carne, são bons. Na Holanda há mais vacas que pessoas (e eles são 16 milhões numa área pouco maior que o Alentejo) e o leite, iogurtes, queijos, manteiga e carnes são óptimos. Aliás, a carne é óptima crua porque quando eles a cozinham fica com um ar indescritível. Ainda não vi grelhados.
E são todos tarados por chá e café, embora nunca tenham tomado uma bela bica! Nem sei porque chamam café à mixórdia que bebem.
Acho que esta vai ser a parte mais difícil da minha adaptaçáo. Saber o que comer e o que comprar no supermercado. Só sei que a próxima ceia de Natal vai ser das melhores da minha vida. Já sonho com o bacalhau, a couve, os grelos, o nabo (que nunca comi, mas acho que desta vez vou comer), o grão...
E peixe grelhado, muito peixe grelhado! Vou passar metade das férias de Natal em restaurantes a comer peixe grelhado. E sopas. E feijoada. E esparregado de grelos. E sandes de presunto.

Sem comentários: