segunda-feira, 29 de setembro de 2008

OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Este é um país onde os animais são bem tratados. De estimação ou não. Quando passeamos, seja em lazer ou à ida para o trabalho, quase sentimos inveja das ovelhas, vacas e cavalos que vemos por todo o lado. Bem tratados, à solta, com muita comida, com um ar plácido e simpático. Os cavalos até têm agasalhos!
E os cães, que loucura! São tão educados como os donos. Quando passeiam na rua, andam quase sempre de trela, não ladram às bicicletas, aos peões ou aos pretos, obedecem aos donos, têm um pelo maravilhoso, bem tratado e parecem felizes. Também vi os cães na praia, a correrem desalmadamente, sem trela, com uns donos bastante disponíveis e conscientes das necessidades dos animais que decidiram ter.
Ainda não vi o que nós chamamos "vadios" ou "rafeiros". Desconfio que não há. Tenho a sensação que, como em tudo, os holandeses encaram o animal de estimação com uma dedicação e responsabilidade igual a qualquer outro compromisso. Como tratar do jardim, pagar a casa, cuidar dos filhos, etc.
Os gatos andam à solta, nas proximidades do que deverá ser a casa dos donos e são gordos, amigáveis e, mais uma vez, com um pelo de fazer inveja. Tratado, portanto.
Deve ser bom ser um animal na Holanda...

Sem comentários: