quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O OUTONO

Chegou. Com força. Como nos livros da primária, quando aprendíamos as estações do ano e as ilustrações conseguiam resumir mesmo os fenómenos meteorológicos daqueles três meses. A ilustração do Outono tinha um rapazinho agasalhado, protegido do vento e da chuva e as folhas castanhas caíam das árvores e faziam remoinhos no chão agitadas pelo vento. Aqui ainda é assim. Embora eles também se queixem do "aquecimento global" porque há anos que o Inverno é muito temperado e já não podem patinar nos canais que, aparentemente, gelavam no Inverno e davam início à temporada de patinagem. Aliás, uma das provas desportivas mais famosas da Holanda é a corrida das 11 cidades, feita em patins no gelo, no pino do Inverno. Coitadinhos, sofrem muito com este "calor"!
Desde Domingo que só chove e venta. Com força. E eu odeio vento... cansa-me os ouvidos e a cabeça, desassossega-me, cria-me uma ansiedade estúpida. E sempre foi assim. Lembro-me do meu pai me levar ao infantário em dias de vento e eu olhava para a copa das árvores, vergadas sob a força do vento, desgovernadas, e encolhia-me, assustada. Agora não me assusta, mas a ansiedade está lá.
Hoje dei por mim a pensar que já me estava a habituar às chuvadas repentinas, daquelas que nos fazem pensar que à volta para casa vamos ter engarrafamentos monstros, inundações e batidelas de carros de 10 em 10 metros. Só ainda não me habituei ao vento. E claro que aqui as chuvadas não lhes fazem mossa nenhuma. Eles até acham que isto não são bem chuvadas, são aguaceiros. Temporal, só quando caem árvores ao chão. O resto não pode ser classificado como tal. E, com boa disposição, dizem-nos "wellcome to the Netherlands". Sabem que têm este belo clima e devem saber que sofremos com isso. E gozam: "Now you'll only see the sun in March"!
Ah, ah!...
O que eu me vou rir no próximo Verão de todas as "lagostas" loiras que vir a passar na praia, com aquele aspecto de quem sofreu um acidente nuclear radioactivo.
E o pior é ligar para Portugal e queixarem-se do calor! Ai que grande merda! Tanto calor! Que maçada! Podem vir-me fazer companhia... tragam as galochas, impermeáveis, agasalhos, cachecóis, luvas e bom humor. Vão precisar dele. Para não se sentirem atrasados mentais quando entrarem no autocarro cheios de casacos e virem os bons e boas dos holandeses e holandesas de t-shirt. Porque para eles, isto ainda é só o Outono e o Inverno é pior. Espectáculo!...
Mas há pessoas conscientes. Outro dia conheci um irlandês que me disse que gosta da Irlanda, mas que o sonho dele e de muitos irlandeses é lançar uma âncora à ilha e rebocá-la até uma latitude simpática, como por exemplo, a da Madeira. Porque a Irlanda é um espectáculo, mas o clima é uma merda. Ele é que sabe...

Sem comentários: