quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FOGO-DE-ARTIFICIO

Já fui! Um fogo-de-artifício um bocado ranhoso... Mas as comemorações são engraçadas. Quando cheguei à Waagplein estava a fanfarra a actuar. Toda a gente sabia as músicas e cantavam em coro. E quase todos usavam uns cachecóis vermelhos e brancos. Fiquei depois a saber que os cachecóis eram das cores de Alkmaar e que tinham sido distribuídos pela comissão de organização dos festejos do 8 de Outubro. E para eles, estas comemorações representam a independência de Alkmaar (dos espanhóis) embora a Guerra ainda tenha durado mais uma porrada de anos! Amanhã tenho de ir investigar esta história... porque álem dos factos, há muito folclore associado à batalha como a história de um rapazito que foi ver o que se passava do lado dos espanhóis e só lá encontrou um panelão de comida. Os espanhóis tinham cavado a toda a velocidade. Mas este episódio deu origem a um jantar comunitário, numa das praças, em que é servido o que teoricamente, o rapazito encontrou cozinhado no acampamento da espanholada! tenho que me ir informar...
Só tenho pena de ter um telemóvel com camâra ou uma máquina fotográfica. Estes relatos ficavam muito mais giros!

Sem comentários: