quarta-feira, 8 de outubro de 2008

WOOSIES!

Hoje comemora-se em Alkmaar a vitória sobre os espanhóis no cerco de Alkmaar, em 1583 (salvo erro). Esta vitória deu-se durante a guerra dos 80 anos. Seguem as explicações (muito básicas) do Guia American Express: "Na segunda metade do século XVI, a Holanda pertencia oficialmente ao lado espanhol da Casa de Habsburgo. Em 1567, Filipe II enviou tropas para acabar com o mal-estar protestante na Flandres e para impedir a Reforma Protestante de se espalhar por todo o norte da Europa; isto provocou uma revolta contra o Governo espanhol na Holanda setentrional e resultou em anos de guerra civil e lutas religiosas. A Guerra dos 80 Anos terminou em 1648 com a Paz de Münster."
Prometo que depois dou mais detalhes sobre o cerco de Alkmaar e o motivo de tanta comemoração. Hoje é o ponto alto, mas as comemorações decorrem desde Sábado (4 Out) e acabam hoje. Não é feriado, nem nada, mas há iniciativas várias por todo o lado. Ontem, por exemplo, o presidente da Câmara oferecia uma bebida a quem aparecesse na Kerkplein...
E hoje, os holandeses da "party-list" abriram as hostilidades: convite formal para ver o fogo-de-artifício que encerra as comemorações com a sucinta explicação: "What about meeting tonight at the Centrum? Today is the day that Alkmaar comemorates Spaniards are woosies!!!"
Embora haja alguns espanhóis na "party-list" nem um respondeu à provocação... Mais tarde perguntei ao Joaquín se ele ìa ao fogo de artifício e ele disse-me, em tom de piada: "É melhor não. Sou espanhol e ainda me atiram a um canal, integrado nas comemorações!.." Eh, eh, eh... Mas eu vou. Adoro fogo-de-artifício!

Sem comentários: