terça-feira, 4 de novembro de 2008

DESCULPA????

"Os accionistas do BPN poderão ter direito a indemnização na sequência da nacionalização da instituição (...)"
in jornal Publico, 4-1-2008

10 comentários:

Citadina disse...

Se a Assembleia da República deixar. E HÁ o perigo REAL de deixar...

Pedro Pereira disse...

Calma Odete!!!!!!
Os activos do BPN vão ser avalidados(pelo menos 700 Mi€ já foram...) e depois o estado vai indeminizar os actuais accionistas.
Não me parece que estes estejam muito contentes!!!!
Até já se fala que os accionistas vão levar os anteriores administradores a tribunal por burla.

Tulipa disse...

Pedro Pereira, so podes estar a gozar! Agora tenho de ter pena dos accionistas? Eles que se entendam com quem quiserem, mas ja nao chega de mamarem impostos? Investiram, agora, olha, azar! Ou nao lhes explicaram que era assim?

BostonTeaParty disse...

Ó meus amigos, não se esqueçam que para o ano há eleições e o periodo de campanha já começou. Estavam à espera de quê? De 4 em 4 anos é sempre assim. O Estado dá a mão aos votos, desculpem, aos mais necessitados...

Citadina disse...

Pedro Pereira,
Segundo parece há accionistas que são ex-administradores... Esses também vão levar indemnizações? Lá está: se a Assembleia da República deixar, não é?

Pedro Pereira disse...

Estamos a misturar as coisas, uma coisa é não estamos de acordo com a nacionalização, outra coisa é voltar aos tempos do PREC.
"relembro a amiga mais a norte do emisfério, que o socialismo se baseia na estatização de todos os factores produtivos"

Pedro Pereira disse...

já agora deixo a minha opinião:
1- deixem funcionar o mercado(quem não tem unhas vai a falência),
2- estou farto de pagar por erros de governantes ou Ex-governantes(Rui Machete, Oliveira e Costa, Dias Loureiro).
3- Fogueira para o sabichão Vitor
Inconstâncio.
4- Os coitados dos depositantes quando recebiam mais 4 ou 5% que em todos os outros Bancos não se queixavam.

BostonTeaParty disse...

Valente Pedro! Tu é que devias estar à frente da pasta das finanças! Era ver o que era bom para a tosse!

Cosmopolita disse...

Pedro Pereira, vamos lá a ver se nos entendemos, as coisas são simples se não forem misturadas.

Ou se está numa economia socialista, em que o Estado detém o domínio absoluto de todos os sectores produtivos pela prática da colectivização de todos os meios e bens de produção, possuindo ainda toda a terra, transportes e comunicações, banca e comércio. É um Estado providência totalmente responsável pela economia, por intermédio dum amplo sistema de planeamento e verificação.

Ou se está numa economia de mercado, que tem de ter mecanismos reguladores que funcionem para que, como diz, o mercado possa funcionar. E nesse caso, de todos os sectores possíveis e em crise, "estatizar apenas a banca", recorrendo ao erário público, para defender as regalias de meia dúzia de privados, alguns dos quais responsáveis pela crise actual por inconcebível gestão danosa, fraudulenta, ilegal, etc., e ainda atribuir-lhes indemnizações é de bradar aos céus!!!!

O PREC não é para aqui chamado.

Aliás, a propósito do socialismo, do qual sou apologista, vale a pena ler esta tradução de um artigo de Einstein “Porquê o socialismo?” especialmente escrito para o lançamento da Monthly Review , cujo primeiro número foi publicado em Maio de 1949 (http://resistir.info/mreview/porque_o_socialismo.html)

Pedro Pereira disse...

Penso que ficou claro, que sou contra este tipo de intervenção do estado na economia "real"(aceito a supervisão apertada e a regulamentação). Assim penso porque acredito na inciativa privada (devidamente "vigiada").

Penso que o que nos distingue, é eu estar em completo desacordo no contiudo e na forma e vs estarem de acordo com o contiudo mas não com a forma.

PS: A palavra indeminização foi incorrectamente empregue, a correcta seria compra de salvados.