quinta-feira, 23 de abril de 2009

IK SPREEK NEDERLANDER

Hoje tive a primeira aula de holandês...
Não tinha aulas há muito tempo, quanto mais aulas de iniciação a uma nova língua.
O que eu me lembrava desta experiência era um método, quem sabe arcaico, mas que funcionou comigo, em que primeiro se aprendiam as letras (ou seja, o som das letras e o equivalente às nossas sílabas e ditongos e afins) e depois o resto - de rest.
Hoje foi diferente... A professora despachou os nomes e as formas regulares dos verbos em 10 minutos para nos pôr a fazer exercícios. Isto depois de nos termos apresentado em holandês recorrendo a umas cábulas que ela tinha escrito no quadro. E só fala connosco em holandês.
Maravilha!
Ao fim de uma hora sentia-me a criatura mais burra deste mundo e tive de lhe pedir duas ou três vezes que repetisse em inglês o que tinha acabado de dizer. Embora não sinta muitas dificuldades no vocabulário básico, certos sons desta língua ainda são um mistério para mim... e empanquei, fiquei-me, sem conseguir resolver o problema da pronúncia e do tempo verbal ao mesmo tempo.
Adivinham-se longas horas de estudo... e até vou copiar o cd do manual para o Ipod para poder ouvir todas as manhã, enquanto vou para o trabalho, esta língua maravilhosa!

1 comentário:

Unknown disse...

Ik heb ook spreken! Nao ...na verdade nao. Eu gostava de aprender Sueco. E assim dominar um bocadinho o Dinamarques e o Noruegues. Ai... nao é facil , especialmente porque era em plano autididacta. Um dia quando pensava que ja sabia coisas, fui até ao IKEA e "roubei" um livro para crianças suecas de uma estante qualquer. Nao compreendi nada. Nada. A nao ser Pojke. Pojke=Menino. Vida dificil ...