sábado, 17 de janeiro de 2009

Segurança Social privada

Esta semana tivemos a primeira baixa desde que cá estamos. O meu mais velho ficou doente. 101 a 102 graus de febre (qualquer coisa entre 38 e 39) e dores de garganta. Foi então altura de estrear o Health Insurance Plan.

A coisa até está bem organizada. Na net vemos os médicos que estão no plano, pagamos 25USD por consulta e recebemos a receita com os genéricos prescritos que o médico nos dá (10USD por receita, quaisquer que sejam os medicamentos indicados). Durante a consulta fazem o Strep Test para ver se há infecção na garganta e uma análise à urina muito rápida para observarem se existem vestígios de sangue.

Bom, isto não é cuidado exacerbado. É simplesmente fazer um rastreio maior para poupar dinheiro às seguradoras no futuro.

Quanto aos medicamentos, outra lição. Genéricos e genéricos. De marca só quando estritamente necessário (raramente). E todos com a quantidade certa, evitando-se as lamelas de 20 comprimidos quando só precisamos de 10.

Já imaginaram quantas famílias, aquelas que têm 3 e 4 farmácias, não ficariam pobres em Portugal se a venda de medicamentos fosse assim?

Sem comentários: