sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

FINALMENTE,

Um livro educativo! Que explica muita coisa sobre os holandeses e a Holanda!
Já me tinha perguntado várias vezes (e quase toda a gente que conheço que já visitou a Holanda) o porquê de duas coisas: as fachadas das casas inclinadas e a argola gigante de ferro que existe no topo da fachada dos prédios. E agora tenho as respostas! A última é fácil: por causa das mudanças, claro! Que de outra forma se poderiam enfiar móveis em casas com escadas estreitas, íngremes e com curvas de 90º? Mas a primeira intrigava-me bastante!... E a resposta é... a mesma! Por causa das mudanças! No seu constante zelo, os holandeses querem prevenir que durante uma mudança, enquanto içam os móveis, estes possam ir contra as paredes e janelas e possam rebentar qualquer cantaria, tijolo ou vidro. Para reduzir a probabilidade de isto acontecer inclinam as fachadas. Quanto mais alto o andar, mais possibilidade há de os móveis "roçarem" propriedade alheia.
Como dizia o outro: "E esta, hein?"

E o livro tem um capítulo sobre as escadas holandesas. Numa tentativa de tradução reduzida e arrevesada, diz que os holandeses encaram as escadas que criaram como um mal menor. É a parte de exercício diário que fazem enquanto outros povos têm de subir colinas ou montes. Contei isto a dois holandeses que não acharam piada. Não percebo... eu ri-me tanto! Devo ter ferido a susceptibilidade deles em relação ao mito de que no sul da Holanda há montanhas...

Sem comentários: