terça-feira, 17 de março de 2009

Guerrilha humorística

Um dos grandes problemas que se começaram a desenhar nos EUA antes da eleição do Obama era descobrir como seriam as futuras linhas editoriais dos grandes programas de humor. É que o filão de ouro que foi George W. Bush estava no fim e o seguinte não era para ser gozado. Ao fim ao cabo eram todos democratas.

O Daily Show do John Stewart (penso que deve dar na SIC Radical com 2 meses de atraso) estava num beco sem saída. John Stewart foi nos últimos anos a grande oposição ao governo republicano (imaginem os Gatos Fedorento com o PS mas à décima potência). No entanto, já arranjaram a solução.

Conclusão: desancar naqueles que nos 8 anos anteriores ajudaram a exponenciar a bolha especulativa e tornaram a miséria de milhões de americanos ainda maior.

Este tributo que ele fez à CNBC está fenomenal e tem sido comentado em grande nos meios de comunicação. Aqui, com mais de 200 canais por cabo não há amizades.

Eu adorei e tento não perder um programa do Daily Show. Aliás, a esmagadora maioria dos cidadãos americanos entre os 17 e os 35 anos considera o Daily Show como O programa de Informação dos EUA.

Ajudas:
Homeowners - proprietários de casas
Mortgage - hipoteca
Bailout money - emprestar dinheiro a entidades falidas para as salvar da falência
Ponzi scheme - esquema de pirâmide como a D. Branca fazia em tempos

Sem comentários: